segunda-feira, 7 de março de 2016

FLOR DO SAL

Um produto "gourmet", com elevado valor comercial, cuja denominação adoptada em Portugal, e a nível Internacional, Flor do Sal, é uma designação relativamente recente, pois em meados do Século XX, pelo menos no salgado do Algarve, ainda era denominada por "borboletas".

Esta denominação resultava da forma que os critais assumiam à superfície da água antes de se tornarem numa película compacta, como se pode ver nas imagens que se seguem captadas na Salina do Moinho Grande. Chama-se a particular atenção para as paquenas placas na superfície da água.


Mais uma imagem.....


E ainda outra.......


A salina limpa com as "canastras" prontas para receber a Flor do Sal......


A recolha das "borboletas"/Flor do Sal, ao fim do dia, testemunhada na imagen.....


O produto em forma de lamelas muito finas que se desfazem com muita facilidade na mão, são levíssimas e contém todos os componentes da água do mar, isto sem terem qualquer contacto com o fundo da salina, ou qualquer outro factor que possa ser contaminante,


As "borboletas" eram recolhidas só para consumo dos proprietários das salinas, pois não eram valorizadas como é hoje valorizada a Flor do Sal, isto porque para além da sua fina granulometria, não permitiam outro uso que não o consumo directo, e consequentemente não terem ao tempo valor comercial.

Este é um produto muito delicado, que, como descrito, resulta da cristalização sob a forma de uma película de sal à superfície dos talhos das salinas tradicionais, em determinadas condições de grau de concentração da água da salina, de temperatura do ar e de vento, tendo que ser recolhida todos os dias até ao pôr do sol, porque se assim não fôr afunda, durante a noite, e deposita-se no fundo da salina, entrando assim no processo de formação do Sal Tal Qual.

O valor de mercado deste produto é muito elevado, e consequentemente há Flor de Sal, e Flor de Sal, pelo que se torna necessário ter muito cuidado na sua escolha e aquisição, para não se comprar gato por lebre.

Se a Flor do Sal fôr recolhida antes de as "borboletas" se constituírem como uma pelicular contínua, temos um produto mais leve, se fôr recolhida já com uma película uniforme à superfície, temos um produto mais pesado e não tão fino. Esta situação faz toda a diferença na qualidade do produto.Aí estão algumas imagens da Flor do Sal produzida na Salina do Moinho Grande.


Mais uma imagem na salina, numa canastra a escorrer,


E ainda, mais uma imagem a ser recolhida,


Temos pois mais este produto, a Flor do Sal, produzido no nossa salina do Moinho Grande e embalado por nós, como a imagem seguinte demonstra.





   

Nenhum comentário:

Postar um comentário