quinta-feira, 19 de maio de 2016

OVAS DE ATUM RABILHO CURADAS

Esta é uma raridade completamente fora do alcance do comum dos mortais. Porquê ?? Bem, em algumas lojas "gourmet", em Portugal, em especial em Lisboa, e aqui ao lado na nossa vizinha Espanha, é possível encontrar ovas de atum curadas, cortadas em troços, e embaladas no vácuo, o que já não é comum é serem ovas de Atum Vermelho ou Rabilho. São normalmente ovas de Albacoras (Thunnus albacares), ou de Patudos (Thunnus obesus), com origem e preparação no Sul de Espanha, e abusivamente denominados de "Atuns de almadraba" (armações em português). 
 
                                                    Atum Vermelho ou Rabilho (Thunnus tynnus)     Foto retirada da Internet

É quase uma impossibilidade, pela sua raridade, encontrar ovas de Atum Vermelho ou Rabilho (Thunnus tynnus), por a sua captura se destinar directamente à exportação e os desembarques em Portugal se situarem quase exclusivamente em Olhão, sendo os referidos espécimes capturados pelas estruturas fixas lançadas no mar frente àquela cidade, e indo directamente para as respectivas instalações. No entanto conseguimos encontrar e adquirir estas através de um operador de mercado que mantém relação com uma das referidas estruturas fixas. Aí estão as imagens de algumas delas ainda em fresco.


Não queríamos acreditar, conseguimos adquirir 14 Kg, em 11 unidades, que foram de imediato preparadas e iniciado o respectivo processo de cura. Vejamos algumas das suas imagens já no inicio do processo de cura.






 Estas imagens são irrepetíveis, pelo menos por este ano, razão pela qual as reproduzimos. A corrida genética do  Atum Vermelho ou Rabilho (Thunnus tynnus), para a desova no Golfo de Cádis, e no Mediterrâneo Ocidental, corrida essa que se iniciou no Atlântico Norte Central (Mar dos Sargaços), a partir do Equinócio da Primavera (por volta do dia 21 de Março), está quase a terminar, o que acontecerá cerca do dia 22 de Junho, com o Solstício de Verão, é  pois o fim do ciclo anual de reprodução Atum Vermelho ou Rabilho (Thunnus tynnus), ou seja o atum ovado e gordo só votará a passar no próximo ano, é o denominado Atum de Direito, que encerra assim a sua corrida genética, deixando pois de aparecer as respectivas ovas por mais um ano.

A nossa expectativa é muito grande pois as ovas de Atum Vermelho ou Rabilho (Thunnus tynnus) curadas, são um dos produtos de maior excelência, cujo sabor já se tinha perdido no tempo, pelo aparecimento de ovas doutros tunídeos que entretanto invadiram o mercado, e só são identificados em letra muito minúscula nos respectivos rótulos. Vamos aguardar e depois daremos noticia.


domingo, 8 de maio de 2016

SARDINHAS

A época da sardinha, denominação científica da família clupeidae e do género sardina, iniciou-se nestes primeiros dias de Maio, e a típica sardinha assada já começou a chegar ao prato dos portugueses, sendo um dos pelágicos mais capturados nas águas portuguesas. Decidimos fazer a sua cura, numa primeira experiência, e iremos numa próxima oportunidade produzir as antigamente bem conhecidas e muito consumidas "sardinhas estivadas". Segue uma imagem em fresca na altura da sua aquisição.

Após a sua preparação, que passou pela filetagem de um dos exemplares, foi iniciado o processo de cura pelo Sal tal Qual, como se pode ver pela imagem que se segue.
 

 Após a sua cura tornam-se num produto muito versátil, e com durabilidade acrescida por embalamento no vácuo. Algumas das diferentes hipóteses de uso culinário, podem ir de uma caldeirada, a serem assadas, fritas, ou guisadas em tomate. Excelentes.